Neste artigo, Stephen Randall, CTO, MDS Global fala sobre a oportunidade B2B habilitada para 5G para MVNOs.

Pense em MVNO e você pensa em grande parte no mercado consumidor. O setor também é caracterizado por preços inovadores e uma abordagem ágil que os operadores tradicionais dificilmente conseguem igualar. No entanto, à medida que o mercado móvel evolui com o advento das redes 5G, essas mesmas características de MVNO poderiam ser mais lucrativamente focadas no mercado B2B? Stephen Randall, diretor de tecnologia da MDS Global, acha que sim.

MVNOs devem atingir a trilha 5G B2B

A maioria das MVNOs visa exclusivamente o mercado consumidor e o santo graal da participação de mercado. Sem as despesas gerais e os desafios de operar a rede física, as MVNOs podem se concentrar totalmente no apelo ao consumidor e nos preços de seus serviços.

No entanto, o mercado consumidor de MVNO tornou-se muito lotado e também é incrivelmente competitivo em termos de preços, o que significa que as margens de lucro estão diminuindo. Também é difícil construir relacionamentos de longo prazo com os clientes em um mercado praticamente sem barreiras para mudar de fornecedor e com muitos concorrentes oferecendo incentivos para a desistência.

Mas a natureza ágil das MVNOs significa que existem aspectos de seu modelo de negócios que também são adequados para desenvolver os serviços B2B especializados que as redes 5G devem desbloquear. As MVNOs têm a capacidade de personalizar ofertas e executar serviços personalizados de alto valor para atender às necessidades individuais dos clientes.

Os analistas da Research and Markets estimam que o mercado MVNO B2B 5G deve valer US$ 3,1 bilhões até 2026 – isso é 40% de todo o mercado MVNO 5G. Além disso, eles dizem que as redes de IoT e MVNOs B2B com finalidade específica impulsionarão essa aceitação e testemunharão um crescimento substancial durante os próximos cinco anos.

Eles não estão sozinhos nesta avaliação. O principal analista da Omdia, Dario Talmesio, acredita que o mercado de Internet das Coisas é ainda mais adequado ao modelo MVNO do que o mercado consumidor, porque as centenas de subsegmentos, em centenas de mercados, precisarão de especialistas para abordar a infinidade de casos de negócios que surgirão.

Os analistas estão unidos em sua visão de que a grande variedade desses requisitos impulsionará um mercado B2B liderado por serviços com tecnologias como IA e aprendizado de máquina. As MVNOs são muito mais adequadas para atender a essa demanda do que as MNOs tradicionais – elas são mais ágeis, podem criar e ativar serviços especializados rapidamente e oferecem um tempo de lançamento no mercado mais rápido e um retorno mais rápido do investimento.

Além dos serviços especializados, existem mercados especializados. Ao abordar esses mercados, as MVNOs devem optar por olhar além da simples conectividade. Eles também podem envolver outros serviços em torno da oferta básica, como gerenciamento de dispositivos e cobrança de terceiros. Por exemplo, planos de serviços personalizados podem acomodar a opção de cobrar de terceiros por serviços que estão fora do acordo padrão, com o MVNO cuidando da liquidação de cobranças como parte de seus processos de cobrança e pagamento. Isso, é claro, exigiria uma solução BSS digital capaz de lidar com a complexidade do processo de liquidação.

Outro meio de diferenciação seria se especializar em casos de uso B2B 5G que vão além da promessa de conectividade de alta velocidade. Embora o apelo do consumidor do 5G tenha tudo a ver com velocidade, o apelo B2B pode ser mais sobre conectividade de baixa latência ultraconfiável (URLLC).

No entanto, a grande variedade de tipos de serviço e requisitos de serviço que o 5G pode criar em uma infinidade de indústrias e setores significa que os MVNOs não podem esperar ser especialistas em todos os campos potenciais.

O mercado B2B2X exigirá, portanto, que as MVNOs obtenham uma compreensão muito mais profunda dos mercados e indústrias que estão abordando. Eles precisarão adaptar suas ofertas de acordo com a maneira como os clientes operam e não devem procurar fazer isso sozinhos. Acreditamos que as MVNOs exigirão parcerias muito mais profundas com especialistas para entender o mercado e promover os benefícios que o 5G pode oferecer.

Como resultado, vemos o surgimento de curadores de negócios – partes interessadas nesses mercados com um profundo conhecimento do setor que podem ajudar as MVNOs a criar soluções que terão apelo imediato.

Em nossa opinião, os MVNOs que determinam os setores de mercado a serem abordados, que fazem parceria com o ‘curador de negócios’ certo e têm acesso ao BSS digital para acelerar o lançamento de novos serviços ou produtos, poderão encontrar um atalho para a prestação de serviços e sucesso de mercado. Trabalhar com um curador de negócios – digamos, no gerenciamento de frotas – permitiria que um MVNO criasse exatamente a solução certa para esse mercado e incluísse níveis de confiabilidade e garantia de serviço específicos do setor.

Nossa solução VNOnDemand oferece aos MVNOs acesso a uma solução de cobrança paralela ideal para dar suporte a esses novos lançamentos de serviços. Fornecido usando o modelo “as-a-Service” que é comum nos mercados de nuvem e software, ele pode ajudar as MVNOs a criar e implementar rapidamente tarifas e serviços especializados para novas operações sem comprometer os sistemas de negócios atuais.

A base de clientes B2B tradicionalmente fica atrás do mercado consumidor quando se trata da adoção de novas tecnologias. Isso significa que a capacidade de ser o primeiro no mercado e o mais rápido no lançamento de novos serviços oferece às MVNOs uma tremenda oportunidade de aproveitar o emergente mercado 5G B2B.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][ENTENDA] O que é uma MVNO?

Uma MVNO, sigla em inglês para mobile virtual network operator, é uma operadora de rede móvel virtual que, basicamente, compra o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis (essas sim, com torres e antenas).

Sendo assim, uma MVNO não precisa se preocupar em fazer investimentos pesados em torres e antenas, como também não conta com espectros de radiofrequência, ficando responsável somente pela comercialização e faturamento do serviço, além do atendimento aos clientes.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]